Esta coleção, produzida pelo Ministério da Educação, tem a finalidade de contribuir para a formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, bem como dar subsídios para o debate a respeito da escola inclusiva.
Você pode fazer o download de cada fascículo:
Fascículo 1 – A escola comum inclusiva
Fascículo 2 – O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual
Fascículo 3 – Os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira
Fascículo 4 – Abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez
Fascículo 5 – Surdocegueira e deficiência múltipla
Fascículo 6 – Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa
Fascículo 7 – Orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial
Fascículo 8 – Livro acessível e informática acessível
Fascículo 9 – Transtornos globais do desenvolvimento
Fascículo 10 – Altas habilidades / superdotação
A seguir, leia a introdução do Fascículo 1:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, e em que o conhecimento se constrói sem resistência ou submissão ao que é selecionado para compor o currículo, resultando na promoção de alguns alunos e na marginalização de outros do processo escolar. A compreensão da educação especial nesta perspectiva está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. Como modalidade que não substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, essa educação supõe uma escola que não exclui alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente.
A educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, sem substituí-los, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares. Nesse contexto, deixa de ser um sistema paralelo de ensino, com níveis e etapas próprias.
Sinalizando um novo conceito de educação especial, a Política enseja novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos alunos que constituem seu público alvo e garantir o direito à educação a todos. Aponta para a necessidade de se subverter a hegemonia de uma cultura escolar segregadora e para a possibilidade de se reinventar seus princípios e práticas escolares.
Este fascículo traz contribuições para o entendimento dessa escola e de sua articulação com a educação especial e seus serviços, especialmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Sua intenção é esclarecer o leitor sobre a possibilidade de fazer da sala de aula comum um espaço de todos os alunos, sem exceções. Ele vai tratar da interface entre o direito de todos à educação e o direito à diferença, ou seja, da linha tênue traçada entre ambos e de como esse direito vai perpassando todas as transformações que a escola precisa fazer para se tornar um ambiente educacional inclusivo.
Obrigada pela excelente colaboração!!!
De nada, Susiane! Bom trabalho pra você. 🙂
Excelente trabalho!
Gostei e recomendo.
Obrigada.
tem valores deste livros
Olá! Os livros foram produzidos pelo MEC. Estão todos disponíveis para download nos links acima. Você pode ler no próprio computador ou mandar o arquivo para impressão (em uma gráfica, inclusive, caso queira). Caso queira as edições impressas, será preciso verificar com o próprio MEC. Um abraço!
não consigo acessar
obrigada pela oportunidade de ler esta excelente coleçao, aprendi muito sobre inclusao educacional e suas especificidades.
Até hoje não recebi a coleção que o MEC enviou!!!!
Olá, Maria da Conceição. Recomendo que você escreva diretamente ao MEC, caso não tenha recebido o material. Nós aqui apenas organizamos os links dos livros produzidos pelo MEC. Estão todos disponíveis para download acima. Você pode ler no próprio computador ou mandar o arquivo para impressão (em uma gráfica, inclusive, caso queira). Um abraço!
Excelente coleção. só não consegui abrir o fascículo 2.
Podem me orientar, por favor?
Um abraço
links quebrados
Olá .. boa noite , gostaria de adquirir a COLEÇÃO/ A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR.como faço para adquirir.
estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto para meu tcc,
Boa Noite, sou Maria Ione F de Souza, trabalho na Educacao, estou fazendo atualmente o curso de Educacao Inclusiva, gostaria muito de receber a ( Colecao a Educacao Especial na Prespectiva da Inclusao Escolar), se possivel fico muito grata,meu endereco para envio E: Rua Marechal Deodoro Qd E lote 31 casa 2,setor Nova Goiania Senador Canedo GO
Boa noite, gostaria de saber como faço para adquirir a coleção: “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão”. Grata. Solange.
Muito bom o conteúdo! Obrigado! Aproveito para informar que já está disponível também a Lei Brasileira de Inclusão em PDF, formato de guia. Essa lei vai vigorar em 2016. Link para download http://institutoitard.com.br/livros/pedagogia/educacao-especial/guia-sobre-a-lei-brasileira-de-inclusao-lbi-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia-em-pdf
Oi..gostaria de adquirir a coleção/ A EDUCAÇÂO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÂO ESCOLAR. como farei para adquiri-la? Izabel .
Gostaria de receber estes fascículos, poi é um assunto que busco ter conhecimento para uma pratica diferenciada com meus alunos.
Como fazer para adquirir essa coleção
como faço para adquirir essa coleção pelo mec? QUAL O SITE CORRETO
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar””
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar”” COMO FAÇO PARA PEDIR ESSA COLEÇÃO?
Sou coordenadora do Laboratório de Ensino e Geografia, da Unidade Acadêmica de Geografia, da Universidade Federal de Campina Grande, e gostaria de receber esta coleção, pois estamos desenvolvendo um trabalho de extensão em escolas inclusivas de Campina Grande que trabalham com cegos. como faço para adquirir este material. Profa. Sonia Lira (UAG/UFCG)
Muito obrigada pela oportunidade de ter acesso a esse material de grande importância para aqueles que querem fazer a diferença na Educação Inclusiva!
Bom dia 🌺 gostaria de receber os fasciculos com tdas as síndromes.
Material de primeira!
Inclusão importante para todos.
Não consigo acessar os fascículos, faz o download mas apresenta erro na visualização.
Gostaria de saber se o arquivo é gratuito, pois ao fazer o download fui notificada de que após 40 dia de uso seria cobrada uma taxa ou eu excluiria do meu computador. Fiquei muito triste!
Boa tarde! Não consigo fazer o download !
Esta Coleção é de muita valia para todos os Educadores!
como faço pra adquirir os livros gratuito de inclusao escolar
Como posso adquirir esse material, A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar? Sou professora de DI e trabalho numa ONG Flores de Maria, em Santos. Também sou uma das fundadoras. Obrigada.
Oi, Teresa, o material está disponível ára download. Basta clicar nos links.
COMO ADQUIRIR ESSA COLEÇÃO INCLUSÃO JÁ?
Bom dia, Sandra. A coleção pode ser baixada gratuitamente pelos links deste post. Boa leitura!
esse material é maravilhoso, como posso adquiri-lo?
Gostaria de adquirir a coleção em arquivo físico, como faço?
Oi, Janine. Exemplares físicos estão esgotados. Mas o arquivo está preparado para impressão. Vc pode enviar a uma gráfica.
Olá Meire, não consegui acessar a coleção.
Os fascículos são de domínio público? Porque não consegui abrir.
É possível acessar pelo portal do MEC:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=860&id=12625&option=com_content&view=article
Eu gostaria de receber do MEC ou ministério da educação material de inclusão impresso.