//
você está lendo...
Fórum Nacional de Ed. Inclusiva, Notícias

Cadastre-se até 01/08 e receba os materiais da SAM 2014

Ilustração SAM

Sociedade civil já pode se cadastrar para receber os materiais da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – Por uma escola e um mundo para todos

Neste ano, a Semana de Ação Mundial (SAM) acontecerá no Brasil de 21 e 27 de setembro e terá como foco o Direito à Educação Inclusiva – Por uma escola e um mundo para todos. Assim como nas edições anteriores da iniciativa, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação distribuirá gratuitamente materiais específicos para apoiar e subsidiar a realização de atividades locais. Trata-se de um kit que inclui cartaz, folder e manual com orientações e sugestões de atividades. Para receber esses materiais, é necessário preencher o formulário disponível aqui. As inscrições vão até o dia 1º de agosto. O Fórum Nacional de Educação Inclusiva é uma das entidades parceiras da SAM.

Os materiais serão enviados por correio. A proposta é realizar em todo o Brasil atividades que permitam a participação de todas e todos, alunos, professoras e funcionários da creche à universidade, gestores, conselheiros, profissionais da saúde e da assistência social, famílias, artistas, ativistas, entre outros, para debater como assegurar o direito à educação em escolas públicas, regulares e de qualidade a todas as crianças, jovens e adultos com deficiência.

Desafios da Educação Inclusiva

Em todo o mundo, as pessoas com deficiência estão entre os grupos de maior risco de exclusão escolar. Segundo o último Censo Populacional (IBGE, 2010), o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população. A maioria das crianças e adolescentes com deficiência já estuda em escolas regulares. Em 2013, 77% (648 mil) das matrículas de alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) estavam em classes comuns. Mas, os desafios ainda são grandes. A recusa em matricular pessoas com necessidades educacionais ainda é um problema corrente e as escolas carecem de:

  • Espaços, mobiliários e materiais didáticos acessíveis;
  • Transporte escolar acessível;
  • Salas e materiais para o (AEE) Atendimento Educacional Especializado;
  • Formação inicial e continuada para o AEE aos professores e demais profissionais da educação; Tradutores e intérpretes;
  • Profissionais de apoio, que auxiliem na alimentação, higiene e locomoção dos alunos;
    Currículo e avaliação flexibilizados.
  • Como atividade nacional da SAM em 2014, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e seus parceiros estão organizando um grande evento que acontecerá na semana de 21 a 27 de setembro.

Várias atividades já estão programadas em todo o Brasil e você e seu grupo também podem propor a sua!

A SAM 2014 é realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação com o apoio do Comitê Técnico formado pelas seguintes instituições: ActionAid, Campe (Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência), Escola de Gente, Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Fórum Nacional de Educação Inclusiva, Mais Diferenças, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Unicef.

logo_SAM_cor_finalParticipe! Envie sugestões e tire dúvidas:

Contato: Douglas Alves, assistente de mobilização da SAM.

Email: sam@campanhaeducacao.org.br

Tel.: (11) 3159-1243 (fixo Embratel) // (11) 95857-0824 (Tim)

Anúncios

Discussão

6 comentários sobre “Cadastre-se até 01/08 e receba os materiais da SAM 2014

  1. Olá bom dia que bom como faço para me inscrever, onde será ???? tenhototal interesse pois sou professora numa sala de A.E.E.num municipio que ñ investe absolutamente em nada para educação especial estou carente de informaões, obrigado …

    Publicado por Josenilda Bispo | 28/07/2014, 5:11
  2. Uma excelente iniciativa

    Publicado por Valdeniza Abreu | 28/07/2014, 10:51
  3. Parabenizo esta iniciativa pois a necessidade de esclarecimentos sobre os direitos das pessoas com diversidade funcional é urgente, como também a divulgação e a oportunidade de obter este material tão rico.

    Publicado por Geovania Lima | 29/07/2014, 8:53
  4. Acredito sim numa Escola Inclusiva,quando os professores forem valorizados pelo seu trabalho,quando os professores não se sentirem excluídos no seu próprio meio social e profissional.
    Rejane

    Publicado por Rejane Ines Anderle Quatrin | 31/07/2014, 18:54
  5. Nossa,que legal, fiquei surpresa, pois o nosso desfile de sete de setembro veio com este tema. Fui pesquisar e deparei-me com esse grandioso evento. Esse tema foi nos proposto pela Secretaria de Educação do nosso município. Sou professora da sala de recursos e gostaria muito de receber o material, porém não consegui fazer o cadastro para recebe-lo. Na nossa escola estamos realizado atividades voltada para A semana Nacional do Deficiente Intelectual e Múltipla. Beijos, obrigada. Sou de Ariquemes/ Rondônia. 22-08-2014.

    Publicado por Maria Geralda Lima da Silva. | 22/08/2014, 14:45
  6. Só agora tive acesso ao Direito à Educação Inclusiva, e gostaria de ter feito a inscrição , mais não consegui, sou Profª do AEE/SRM da Prefeitura Municipal de Fortaleza e tinha interesse em fazer essa mobilização em nosso Distrito, contemplando todas as famílias de nossas escolas. Ainda consigo?

    Publicado por MARIA DE LOURDES LEITE PAIVA | 01/09/2014, 9:04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

julho 2014
S T Q Q S S D
« abr   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: