//
você está lendo...
Vídeos

Documentário sobre inclusão

Este filme foi produzido pelo Ministério da Educação e conta histórias de alunos, professores, redes e famílias. Vale muito a pena ver.

Direção: Deborah Andrade
Ano: 2009
Duração: 12 min

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “Documentário sobre inclusão

  1. Fica claro que todos aprendem na inclusão. Penso que as APAES e outros Institutos não deveriam se transformar em centros de atendimento. A inclusão deve estar dos dois lados, portanto aceitar a “inclusão” dos “normais ” continuando como “Escola” Há prédios que comportam os dois segmentos. clínica e salas de aula.Penso que da forma com a Secretaria da Educação está se conduzindo é confirmar que APAE é uma CLINICA destinada a curar os doentinhos e não como um espaço pedagógico.Em função da idade há nas APAES , projetos profissionalizantes que se assemelham, claro respeitado os limites e objetivos, a escolas técnicas.

    Publicado por Teda Ferreira Pellegrini | 17/07/2011, 19:59
    • Oi, Teda. Olha, as escolas já cumprem o papel que lhes cabe, que é a escolarização. Transformar as APAES em escolas não é a saída mais acertada porque tiraria a capacidade das entidades de ampliar seus atendimentos. Explico: em São Paulo (capital), a APAE fez um belo trabalho de incluir suas crianças em escolas comuns. Foi um processo bem trabalhoso, mas que valeu a pena. É emocionante ouvir o relato de pais e de funcionários de lá. E, por isso, a APAE conseguiu dobrar o número de crianças no atendimento educacional especializado! Ou seja, as crianças, que vinham de muito longe todos os dias, passaram a estudar em várias escolas, perto de casa (uma mãe até me disse que, desde então, estava começando a ter uma vida, pois antes ela e o filho passavam horas no ônibus todos os dias). O AEE é oferecido 2 vezes por semana, o que reduz, inclusive, os gastos da família. Por outro lado, com mais espaço, puderam atender muito mais crianças, que hoje estão matriculadas na rede comum e se beneficiam de toda a expertise dos profissionais da APAE. Atendem muito mais crianças!

      Publicado por Inclusão Já! | 17/07/2011, 20:25
  2. A inclusão faz parte de nossas vidas e o Brasil está a cada dia colocando um tijolinho nesta construção tão importante para a sociedade. Estas crianças são especiais não pela sua dificuldade ou pela sua deficiência mas sim pela luz que brilha em suas vidas e pelo aprendizado que nos passam, pois quem tem a possibilidade de conviver ao lado de pessoas tão queridas e iluminadas como elas é que dão o verdadeiro sentido a vida e tudo se torna mais bonito de ser vivido…Educadores precisam sim ter curiosidade e estar sempre inquietos para sair do comodismo e desta forma ajudar a construir uma educação de igualdade e de qualidade.

    Publicado por Débora Prace | 09/12/2012, 16:43

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

maio 2011
S T Q Q S S D
« mar   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
%d blogueiros gostam disto: