//
você está lendo...
Opinião

Mobilização pela educação inclusiva e os direitos humanos

Convidamos a tod@s que apoiam a educação de qualidade, que defendem o direito à educação inclusiva, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e que valorizam a diversidade na sociedade das diferenças para uma mobilização NO DIA 07 DE JULHO (haverá também ações nos dias 06, 08 e 09 de julho):

No dia 07, quinta-feira, faremos a entrega do Manifesto – Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CUMPRA-SE!, em Brasília. Se você ainda não o assinou, clique aqui. E divulgue!

Queremos levar ao planalto a voz de cada cidadão deste país que defende o direito à educação inclusiva. E contamos com a mobilização geral de tod@s por meio de suas redes sociais e também com ações em seus municípios.

Lembre-se: estamos ameaçados pelo retrocesso e pela restrição de direitos, e a sociedade civil não pode se calar!

 

VEJA O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MOBILIZAR:

Dias 06, 07 (principalmente), 08 e 09 de julho (de quarta-feira a sábado)
Vamos fazer as seguintes ações:

  1. Debates nas redes e blogagens sobre o assunto;
  2. Divulgação do Manifesto nas redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook…);
  3. Fazer um grande barulho no Twitter, usando a hashtag #inclusaoja. Aqui no site há diversos textos que podem fornecer boas frases para serem tuitadas!
  4. Publicar comentários nas páginas dos políticos (em seus sites ou nas redes sociais);
  5. Mandar e-mails para vereadores, deputados, senadores, secretários, prefeitos, governadores;
  6. Vale também acionar a imprensa.

Só vamos encerrar a mobilização no dia 09 de julho, que é o dia do aniversário da ratificação da Convenção.

Dia 07 (quinta-feira) – DIA MAIS IMPORTANTE
Nesse dia, faremos a entrega do Manifesto do CUMPRA-SE em apoio à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nas câmaras e nas assembléias. Enquanto nós faremos isso em Brasília, cada um de vocês (que puder) poderá ir a conselhos e secretarias municipais e estaduais de Educação, da Pessoa com Deficiência, de Direitos Humanos e outras (depende do contexto local) para também fazer a entrega do Manifesto localmente.

E isso é simples. Basta você acessar aqui o  MODELO PARA IMPRESSÃO DA ENTREGA DO MANIFESTO e preencher, ao final dele, as informações que estão em amarelo.

Desse modelo constam as seguintes informações:

  1. Texto de introdução;
  2. Texto do manifesto;
  3. Número de assinaturas até o momento em que foi feita a impressão (nessa parte você terá que colocar data e horário da última conferência);
  4. Dois links onde estão registradas as assinaturas do Manifesto online e das assinaturas enviadas por e-mail (o número total é a somatória das assinaturas dos dois links):

Petição on-line:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=INCLUSAO

Assinaturas a mão ou por e-mail:
http://inclusivarede.blogspot.com/2011/04/assinaturas-do-manifesto-cum.html

Importante: no link das assinaturas a mão ou por e-mail, há o registro de nomes nos comentários. Para ver o número total, cheque o último comentário.

Dias 07 e 08 de julho (quinta-feira e sexta-feira)
Ao longo desses dois dias, vamos nos articular (falar com os deputados e parlamentares) para que eles façam, em plenária, a leitura do Manifesto, usando como mote o aniversário da ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que será comemorado no dia 09 de julho, sábado.

De hoje em diante…
Além disso, vamos constantemente assinar e DIVULGAR o Manifesto, pedindo e recolhendo assinaturas. Ele está apenas começando, não tem data para sair do ar. A mobilização desta semana é como a “inauguração” do nosso Manifesto pela Educação Inclusiva (que já tem 11 mil assinaturas!).

Vamos?

Nós em Brasília, vocês em seus municípios e estados: o importante é a ação no lugar onde estivermos e nas redes sociais!

Junt@s Somos Fortes!!!

Equipe do Inclusão Já! e Equipe da Rede Inclusiva – Direitos Humanos Brasil

Anúncios

Discussão

16 comentários sobre “Mobilização pela educação inclusiva e os direitos humanos

  1. Santa mãe!

    Quando pensamos que a inclusão escolar está começando a decolar, temos que re-erguer as forças com manifestos, para que alguns governantes deixem que a inclusão se consolide. É triste, mas é a verdade… Então vamos a luta!!!

    Att.

    Cleide

    Publicado por Cleide de Oliveira Cavalcante | 05/07/2011, 15:40
    • Pois é, Cleide. Estamos sempre alertas. Isso é fruto de mudança de governo, é até normal que setores diferentes gritem pra ganhar espaço. Mas a gente tem que defender as conquistas da Inclusão e a Política Nacional. Um beijo.

      Publicado por Inclusão Já! | 05/07/2011, 16:30
  2. Podem contar comigo, não posso estar com vocês em Brasília, mas posso fazer a diferença no meu município e na rede virtual.

    Abraços inclusivos!!!
    Eliene Fernandes
    Barreiras/Bahia

    Publicado por Eliene Fernandes | 05/07/2011, 15:41
    • Isso, Eliene, queridona!!! Olha, no post tem um arquivo para download (em word) que é umn modelo para a entrega local (nas câmaras de vereadores, nas secretarias de educação, de direitos humanos… A ideia é que todos nós, no dia 07 de julho, façamos a entrega (protocole) nesses lugares. Basta prencher o final, EM AMARELO. Qualquer dúvida, me escreve! Meire.

      Publicado por Inclusão Já! | 05/07/2011, 16:29
  3. Educadores, vamos em frente nesta linda caminhada.
    O mundo precisa de pessoas que tem amor ao próximo e esperança.
    No nosso município também estamos lutando pela inclusão. Trabalho em uma Sala de Recurso Multifuncional e não está sendo nada fácil, pois nos falta apoio de diversas áreas. Mas iremos superar essas situações, com a união, teremos força e corajem.
    Um grande abraço.
    Eth Leite de Sousa Lima.
    Araguatins -TO

    Publicado por Eth Leite de Sousa Lima | 05/07/2011, 18:13
  4. Só quem vive a verdadeira inclusão sabe o quanto essa politica foi e esta sendo importante para os cidadãos que viviam segregados em um unico espaço, rotulados por incapazes.
    Hoje com a politica de inclusão e o Atendimento educacional especilizaado podemos ver o impossivel se realizar, vivenciando o ingresso de alunos surdos na universidade, alunos cegos se destacando nas olimpiadas de matemática.
    Quero diexar nesse espaço os meus agradecimentos a SEESP pelo excelente desempenho naa implantação da politica de Educação Inclusiva que adentro em todos os municipios brasileiros.

    Tambem quero registrar o meu repudio aqueles que querem apagar essa historia de tantos sucessos.
    Fatima fernandes
    Pombal – PB

    Publicado por Maria de Fátima Fernandes | 05/07/2011, 18:48
    • Fátima, concordo plenamente com você, e ainda reforço, só quem vivencia a prática da inclusão no seu cotidiano é capaz de reconhecer sua importância para o desenvolvimento, aprendizagem, socialização e melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Acredito que a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), foi uma grande conquista para todos nós e ninguém tem o direito de destruir esta grande vitória que foi conseguida com o esforço de todos, na tentativa de construir uma escola inclusiva e que atenda as diferenças.
      Lindalva Dantas Cortez, professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Natal/RN

      Publicado por Lindalva Dantas Cortez | 05/07/2011, 23:24
  5. Só quem vivencia a prática da inclusão no seu cotidiano é capaz de reconhecer a sua importância para o desenvolvimento, aprendizagem, independência, socialização e melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Portanto, é na escola comum, junto com os colegas da sua idade, que as pessoas com qualquer tipo de deficiência estão desenvolvendo suas potencialidades e aprendendo a conviver socialmente com seus pares e com o mundo.
    Estou a 15 anos nesta batalha e pude vivenciar a felicidade de muitos jovens e crianças se sentindo valorizados e reconhecidos nas suas diferenças.
    Vejo na Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Uma grande Vitória da nossa categoria, e acredito, que ninguém tem o direito de destruir esta tão sonhada realidade.
    Professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Lindalva Dantas Cortez, Natal/rn.

    Publicado por Lindalva Dantas Cortez | 05/07/2011, 21:18
  6. Realmente a inclusão já é realidade, enquanto professoras da sala de Recursos Multifuncionais vemos os avanços de nossos alunos a alegria ao sentirem-se valorizados e ao vecerem as barreiras que os impede de conquistarem conhecimento. Os avanços na educação deve prosseguir com novas conquistas, a vitória está em não desistirmos diante das dificuldades que surgirem.
    Vamos lá! força e coragem! retorceder jamais!avanços! avanços colegas!
    “Não é dos fortes a vitória nem dos que correm melhor mais dos sinceros e justos dos que cultivam o amor.”

    Att.

    Professora da Sala de Recursos Multifuncional de Barreiras-BA

    Elisa Custódia da Fonseca

    Publicado por Elisa Cistódia da Fonseca | 06/07/2011, 10:53
  7. Estou apoiando de coração eesse nosso manisfesto,pois vivo essa inclusão no meu dia a dia,pois trabalho em Sala de Recursos Multifincional e minha escola vem abrindo espaço para essa realidade que é Incluir todos nossos irmãos.Pois é muito gratificante ver o brilho nos olhos de um aluno quando ele está inserido com os seus pares,participando,fazendo parte de um todo.Fiquei tão feliz ver minha aluna dançando na festa junina da escola com sua cadeira de roda,ela balançava o vestidinho,foi demais…Todos oa alunos que está na Sala de recursos participaram da festa!!!Foi muito bom para todos!!!!tdos nós aprendemos com as diferenças.
    Parabenizo A UFC pelo Curso de Aee que estou terminando ,tem sido de grande valia meu trabalho.

    Publicado por Elvira Maria da Costa Cerqueira. | 06/07/2011, 11:36
    • É preciso conviver no seu dia-a-dia com o fazer inclusivo nas escolas públicas para sentir o valor, as contribuições, o significado e a importância na vida de cada ser humano para o seu pleno desenvolvimento, tendo acesso ao aprendizado acadêmico, de participar e viver socialmente sem os olhares da exclusão.
      A conquista vitoriosa da EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO não é somente do educador, do aluno ou daqueles que de uma forma ou outra está abraçando esta causa, mas sim, é do nosso país. É uma EXCELÊNCIA garantida a esta geração que aí está presente e sonhando por dias melhores e as futuras gerações. É ou não é um engrandecimento para o nosso país? Por que esta idéia de desfazer, de destruir uma ação que está dando bons frutos??? As diferenças promovem o crescimento de uma Nação!!!
      Professora da SRM e concluinte do curso de AEE, Odeildes dos Santos Galacho – Abel Figueiredo – PA.

      Publicado por Odeildes dos Santos Galacho | 07/07/2011, 9:29
  8. Boa tarde a todos. Divulgação feita no Twitter do @pensareducacao: #inclusaoja Mobilize-se a favor da #educação inclusiva e os direitos humanos. Saiba como: http://goo.gl/ouOxS Siga nos, estamos todos juntos em favor de uma educação de boa qualidade.

    Publicado por Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil | 07/07/2011, 14:18
  9. Logo que tomei conhecimento da situação, mandei email para todos os meus amigos e os 30 municipios de abrangência do Pólo Bom Jesus da Lapa(meu municipio). Estarei realizando o nosso VI Curso de Formação de Gestores e Educadores de 18 a 22/07 e farei a divulgação deste manifesto.
    Não se assustem, a inclusão sempre foi um desafio! Vamos continuar fazendo o que sempre fizemos: ir à LUTA !!!

    Publicado por Ana Cristina Magalhães Araujo | 07/07/2011, 20:41
  10. Bom Dia!

    Estou ansiosa para receber noticias dos ultimos acontecimentos.
    Espero boas noticias.

    Att
    Elisa C Fonseca

    Publicado por Elisa Custódia da Fonseca | 12/07/2011, 11:23

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: MANIFESTO – Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CUMPRA-SE! « Inclusão Já! - 06/07/2011

  2. Pingback: Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. | Bengala Legal Blog - 06/07/2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

julho 2011
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
%d blogueiros gostam disto: