//
você está lendo...
Maria Teresa Mantoan, Notícias, Opinião, Vídeos

Incluir é reconhecer as diferenças

Ainda no clima da comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down, divulgamos a participação da professora Maria Teresa Eglér Mantoan, coordenadora pedagógica do Portal Inclusão Já!, pedagoga, mestre e doutora em educação da Universidade Estadual de Campinas, no Jornal Globo News Edição das 10h.

Em sua participação, ela provoca a sociedade a questionar a escola especial, a segregação e a ideia equivocada de que a escola, a universidade ou o mercado de trabalho teriam que se “praparar” para receber pessoas com deficiência. Além disso, Mantoan questiona o uso de expressões muito comuns em relação à presença dessas pessoas nos ambientes sociais: “acolhimento e tolerância”. A professora destaca que não acolhemos, toleramos ou aceitamos pessoas com deficiência. Não é disso que a inclusão trata. Incluir é, antes de tudo, reconhecer as diferenças (todas elas, e de todos os seres humanos) como algo que faz parte do mundo, da sociedade. E que, portanto, pessoas com deficiência devem ser tratadas como cidadãos que possuem capacidades e limitações, como todas as outras pessoas, e que, por isso, não são dignas de concessões ou pena, aceitação ou tolerância, mas de respeito e de direitos.

Clique na imagem abaixo abaixo para assistir ao vídeo:

Imagem

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “Incluir é reconhecer as diferenças

  1. Excelente material. Irei compartilhar com os grupos que participo!

    Publicado por Maria Cristina Sakayan | 24/03/2012, 11:30
  2. Concordo plenamente com as palavras da professora Maria Teresa, pois para mim quando nos referimos à inclusão de fato, estamos reconhecendo as diferenças do outro e desta forma aceitando-as, todos somos diferentes, ninguém é igual a ninguém, cada um tem seu jeito de ser, suas qualidades e seus defeitos, suas limitações, pessoas ditas “normais” também tem limitações e antes de tudo devemos sempre aceitar e respeitar o próximo para que assim possamos viver numa sociedade mais justa e humana.

    Publicado por Pâmela Pina | 08/12/2012, 21:15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

março 2012
S T Q Q S S D
« jan   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d blogueiros gostam disto: