Nota Técnica 19/2010 – MEC/SEESP/GAB
Data: 08 de setembro de 2010
Assunto: Profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede pública de ensino
As escolas de educação regular, pública e privada, devem assegurar as condições necessárias para o pleno acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, em todas as atividades desenvolvidas no contexto escolar. Dessa forma, devem ser observados os seguintes marcos legais, políticos e pedagógicos:
- A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define a Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza recursos e serviços e orienta sua utilização no ensino regular.
- A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU,2006), incorporada a Constituição Federal por meio do Decreto nº 6.949/2009, que assegura as pessoas com deficiência o direito de acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.
- O Decreto nº. 6.571/2008, que institui o duplo financiamento no âmbito do FUNDEB para os alunos público alvo da educação especial da rede pública de ensino, matriculados no ensino regular e no atendimento educacional especializado –AEE não substitutivo a escolarização.
- A Resolução CNE/CEB nº. 04/2009, que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, orientando no seu art. 10º, inciso VI, que o projeto pedagógico da escola regular deve prever na sua organização, dentre outros, profissionais de apoio, como tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros para atuar em atividades de alimentação, higiene e locomoção;
- A Resolução CNE/CEB nº. 04/2010, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, dispondo sobre a organização da educação especial como parte integrante do projeto pedagógico da escola regular.
Dentre os serviços da educação especial que os sistemas de ensino devem prover estão os profissionais de apoio, tais como aqueles necessários para promoção da acessibilidade e para atendimento a necessidades específicas dos estudantes no âmbito da acessibilidade às comunicações e da atenção aos cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção. Na organização e oferta desses serviços devem ser considerados os seguintes aspectos:
- As atividades de profissional tradutor e intérprete de Libras e de guia-inetérprete para alunos surdocegos seguem regulamentação própria, devendo ser orientada sua atuação na escola pela educação especial, em articulação com o ensino comum.
- Os profissionais de apoio às atividades de locomoção, higiene, alimentação, prestam auxílio individualizado aos estudantes que não realizam essas atividades com independência. Esse apoio ocorre conforme as especificidades apresentadas pelo estudante, relacionadas à sua condição de funcionalidade e não à condição de deficiência.
- A demanda de um profissional de apoio se justifica quando a necessidade específica do estudante público alvo da educação especial não for atendida no contexto geral dos cuidados disponibilizados aos demais estudantes.
- Em caso de educando que requer um profissional “acompanhante” em razão de histórico segregado, cabe à escola favorecer o desenvolvimento dos processos pessoais e sociais para a autonomia, avaliando juntamente com a família a possibilidade gradativa de retirar esse profissional.
- Não é atribuição do profissional de apoio desenvolver atividades educacionais diferenciadas, ao aluno público alvo da educação especial, e nem responsabilizar-se pelo ensino deste aluno.
- O profissional de apoio deve atuar de forma articulada com os professores do aluno público alvo da educação especial, da sala de aula comum, da sala de recursos multifuncionais, entre outros profissionais no contexto da escola.
- Os demais profissionais de apoio que atuam no âmbito geral da escola, como auxiliar na educação infantil, nas atividades de pátio, na segurança, na alimentação, entre outras atividades, devem ser orientados quanto à observação para colaborar com relação no atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes.
De acordo com a concepção de diferenciação positiva, o projeto político pedagógico da escola deve fundamentar a organização dos serviços de apoio no ensino regular, observando que:
- Atualmente a concepção de deficiência não é associada à condição de doença, carência ou invalidez, que pressupõe a necessidade de cuidados clínicos, assistênciais ou de serviços especializados, em todas as atividades.
- Todos os estudantes precisam ter oportunidade de desenvolvimento pessoal e social, que considere suas potencialidades, bem como não restrinja sua participação em determinados ambientes e atividades com base na deficiência.
- Ë fundamental reconhecer o significado da inclusão para que as pessoas público alvo da educação especial tenham assegurado seu direito a plena participação no ambientes comuns de aprendizagem e na comunidade com as demais pessoas, construindo as possibilidades de sua participação na escola e no trabalho.
- Uma sociedade inclusiva supera o modelo educacional calcado em processos terapêuticos, onde atividades comuns como brincar, dançar, praticar esporte e outras são implementadas por profissionais especializados em um tipo de deficiência, geralmente em espaços segregados, que desvincula tais pessoas do seu contexto histórico e social.
A educação inclusiva requer uma redefinição conceitual e organizacional das políticas educacionais. Nesta perspectiva, o financiamento dos serviços de apoio aos alunos público alvo da educação especial devem integrar os custos gerais com o desenvolvimento do ensino, sendo disponibilizados em qualquer nível, etapa ou modalidade de ensino, no âmbito da educação pública ou privada. Ressalta-se que os estabelecimentos de ensino deverão ofertar os recursos específicos necessários para garantir a igualdade de condições no processo educacional, cabendo-lhes a responsabilidade pelo provimento dos profissionais de apoio. Portanto esta obrigação não deverá ser transferida às famílias dos estudantes público alvo da educação especial, por meio da cobrança de taxas ou qualquer outra forma de repasse desta atribuição.
Muito bom ….
A inclusão é fundamental.
Excelente!
A inclusão é muito emportante!
Eu tô gostando bastante.
Acho que só devemos ficar atento na questão que ele falou receber no trabalho .
A inclusão é muito importante, e devemos ter o pleno conhecimento de seu significado.
A inclusão é muito importante .
Eu muito importante a inclusão
A inclusão e fundamental
a inclusão é muito importante
Excelente
Inclusão é primordial, e com isso podemos socializar o aluno.
A inclusão é fundamental
Muito importante .
A base:
Inclusão para vida…
Muito bom estarmos atento as leis e direitos da Inclusão Social. E dever de todos lutarem por igualdade social. Parabéns aos idealizadores dos cursos .
A inclusão é fundamental.
A inclusao e fundamental.
Infelizmente ainda existe a injustiça Social…
Muito boa matéria
Acho super importante a inclusão, pois temos que quebrar este preconceito que existe na população. São pessoas como uma qualquer.
A inclusão e de suma importância para o aluno e a família.
A inclusão é fundamental, e importante.
Tô adorando.
Eu com certeza acho fundamental que houvesse a possibilidade de termos palestras sobre estes assuntos de inclusão de que maneira recorrer de uma forma conjunta para a melhoria e implantação do mesmo, pois o que tenho visto é a visão realmente dá socialização não por não querer acolhe Los em suas instituições mais o “desconhecimento “no geral gera dúvidas ,já que é dever de todos essa contribuição da inclusão do aluno especial no ambiente escolar .como realmente foi estudado em outros tópicos somos resguardados por leis e se tiver a possibilidade de conquistar por exemplo benefícios como TERAPIAS MULTDISCIPLINARES NAS ESCOLAS PUBLICAS dando acesso ao aluno de aprimorar seu desenvolvimento de que muitos desconhecem na prática tirariamos os receios e preparariamos mais a escola , os professores, e orientadores para receber esses alunos sobre a inclusão e a integração tão importante que eles necessitam .poxa seria fantástico !!.
Inclusão é muito importante na minha do aluno. Não só na escola mas em qualquer lugar.
A inclusão faz com que os alunos com defiência se sintam bem, pois os mesmo se sentem muitas das vezes diferentes ,desprezados , e quando estão incluidos com todos partipando de tudo, ficam felizes .
É muito importante a inclusão!!!
Eu acho muito importante a inclusão dos alunos com deficiência, pois são direitos constituídos.
Muito bom e extremamente importante, pois a inclusão é fundamental.
Acho muito importante e justo a inclusão.
inclusão representa um ato de igualmente entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.
inclusão é um direito e dever de todos!!!!
Inclusão social dever de todos nós !
Devemos estar atento a nossa função como cuidador para que a a criança ou adolescente envolvido se sinta incluso no ambiente!
Excelente curso de cuidador e com certeza a inclusão é super importante!!!!
A inclusão é um dever de todos nós!
Estou amando esse curso.
boa noite,
estou me qualificando neste curso por sentir falta de profissional dentro da rede escolar publica, pois tenho parentes e conhecidos que precisaram de um profissional de apoio e a escola não tinha pra oferecer ao aluno. Gosto de trabalhar com pessoas que nos ensinam muito.
A inclusão é fundamental para todos.
Muito bem explicado
A inclusao é um item fundamental para se tornamos pessoas melhores
A inclusão na escola favorece a quebra de preconceitos sociais, bem como estimula a aprendizagem de modo mais colaborativo. Além do mais, os estudantes com necessidades especiais passam a se sentir acolhidos e motivados a desenvolver seu potencial ao máximo
A inclusão na escola favorece a quebra de preconceitos sociais, bem como estimula a aprendizagem de modo mais colaborativo. Além do mais, os estudantes com necessidades especiais passam a se sentir acolhidos e motivados a desenvolver seu potencial ao máximo.
A inclusão na escola e na sociedade é um dever de todos, e fundamental para os familiares devemos ficar atento com a inclusão de todos! sem qualquer descriminação!!
A inclusão é fundamental.
A inclusão não só nas escolas, e também na sociedade, é fundamental para aqueles que, necessitam de apoio, para que possam ter direito à um ensino e poder participar de qualquer atividade, sem nenhum tipo de preconceito.