//
você está lendo...
Vídeos

A quem não interessa a inclusão?

Na edição de 27 de junho do Jornal Futura (Canal Futura), a advogada Claudia Grabois, uma das coordenadoras do Inclusão Já!, deu entrevista esclarecendo sobre as políticas de Educação Inclusiva no Brasil (assista abaixo). No começo do bloco, que tem 12 minutos, são contadas histórias de três mães de crianças que são atendidas pela escola especial do Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro.

Algumas chegaram a tentar colocar seus filhos em escolas comuns, mas os mesmos foram vítimas de discriminação e da falta de empenho pedagógico por parte da escola. O curioso é que ninguém associa esse abuso e essa supressão de direitos como uma grave negligência da própria rede de ensino à qual pertencem escolas que assim recebem esses alunos.

Esse é um ponto crucial, que precisa desde já tomar cada vez mais espaço: a solução para um sistema de ensino comum excludente e de má qualidade ofertado a crianças com deficiência é a escola especial? Se essa pergunta for feita às mães das crianças que são vítimas desse abandono, provavelmente a resposta será “sim”. Pelo meno será até o momento em que essas mães perceberem que, na verdade, é um ABSURDO o sistema de ensino comum não atender seus filhos de forma decente e digna. Algumas mães já entenderam e, hoje, lutam pela inclusão no país.

Eis o problema: lidamos com um público fragilizado, que tem que garantir estudo aos filhos, zelar pelo seu bem estar, trabalhar para o sustento da família e das necessidades da crianças. Esse público, feito de pais e mães de crianças e jovens com deficiência, é frágil, suscetível ao discurso da pseudo-segurança e da pseudo-qualidade das escolas especiais.

É preciso, porém, que fique claro que escola que segrega, por natureza, não é de qualidade. Por isso, a resposta à pergunta inicial (se a solução para um sistema de ensino comum excludente e de má qualidade ofertado a crianças com deficiência é a escola especial) é NÃO. Simples assim.

No entanto, ganham as páginas de jornal as manchetes mentirosas, que afirmam o fechamendo de institutos como IBC e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Disso, surgem abaixo-assinados com títulos dúbios, que fazem as pessoas acreditarem que o governo vai FECHAR AS PORTAS das instituições (e não só as escolas especiais dentro delas). Daí também surgem matérias apelativas nos jornais e pais e mães desesperados, claro, que acabam ilustrando tais reportagens.

Está na hora de começarmos também a responsabilizar os sistemas de ensino omissos, que cruzam os braços quando o assunto é inclusão, quase como quem espera tudo dar errado pra dizer: “não falei que esse troço não dava certo?”. Enquanto isso, pais e mães são reféns! Reféns do próprio medo, do desespero. Essas famílias, que não sabem que a obrigação do estado é oferecer acesso e permanência com qualidade à escola comum (e, por isso, não abraçam a causa), acabam lutando pela escola especial. Sem saber, ajudam a ceifar os direitos dos próprios filhos.

Mas fica aqui a pergunta feita por Claudia Grabois nesse vídeo: a quem não interessa a inclusão? Vale a pena conferir.

Anúncios

Discussão

5 comentários sobre “A quem não interessa a inclusão?

  1. Esse texto deixa bem claro que as crianças especiais devem estar incluída numa escola regular.Os pais dos próprios devem excluir a ideia de colocar eles numa escola especial.Como o texto mesmo fala deve-se começar a pensar e agir para a inclusão acontecer em nossas escolas.Não devemos ficar de braços cruzados esperando um milagre temos que agir, fazer acontecer.

    Publicado por Tatiana Barbieri | 09/12/2012, 19:50
  2. No meio de tudo isso, possui a polemica do fechamento de uma escola especializada para atender portadores de deficiência.Muitos julgam errado o ocorrido como mostra o vídeo, mas também tem quem alegue que é necessário para trazer essas crianças para as escolas regulares. Mas me surgiu uma pergunta: Será que essas escolas regulares estão preparadas para a inclusão dos mesmos?

    Publicado por Tatiana Barbieri | 09/12/2012, 19:59
  3. Como o texto relata, é necessário e benefíco as crianças especiais estarem inseridas na escola regular, porém muitas vezes o que acontece é que os pais não se sentem seguros em deixar seus filhos nessas escolas. Isso é decorrente das escolas não estarem preparadas para recebe-los e também pelos pais não saberem ou não acreditarem no potencial e no desenvolvimento de seus filhos.

    Publicado por Andriele | 10/12/2012, 7:27
  4. Acredito que muitas escolas regulares ainda não estão preparadas para receberem alunos com necessidades especiais, visto que ainda existem algumas barreiras sobre o assunto, uma delas é o preconceito que infelizmente ainda existe em nossa sociedade, outra barreira é a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares. Quanto às nossas escolas, se for esperar que ela se prepare totalmente, esta inclusão demorará ainda mais para acontecer. É necessario o início de um trabalho de divulgação dos direitos que os deficientes possuem, para assim eles possam, de fato, lutar por tais direitos.

    Publicado por Pâmela Oliveira | 10/12/2012, 8:30
  5. Diante do que sabemos e do que o texto relata, estamos cientes da importância da inclusão na escola de alunos com algum tipo de deficiência. Essa socialização ajuda com que eles desenvolvam muitos aspectos, tanto sensório-motor, pois estão sempre em movimento e participando de atividades, quanto o de contanto com outras crianças e adultos. Porem muitas escolas estão precárias em relação ao recebimento deles alunos, caberia a elas proporcionarem um ambiente acolhedor para que esses alunos se sintam a vontade e que essa atividade de ir a escola se torne prazerosa e de fácil acesso.

    Publicado por Daiane Zamboni | 10/12/2012, 9:56

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

julho 2011
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
%d blogueiros gostam disto: