Este vídeo serve para que possamos refletir sobre o direito incondicional à educação. Cada criança, com ou sem deficiência, precisa ter respeitado o seu jeito e o seu tempo de aprender. Nossa sociedade precisa avançar, garantindo que se cumpra nossa Constituição, sem exceções. A educação inclusiva é uma das ferramentas que tira da invisibilidade as pessoas com deficiência.
O curta-metragem foi produzido pela organização sem fins lucrativos espanhola ONCE, que tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas cegas e com dificuldade visual. Na história, um garoto cego precisa desenvolver uma redação sobre as cores das flores, assim como seus colegas. Como faria? Ficaria de fora da tarefa? Assista.
FICHA TÉCNICA
País: Espanha
Duração: 4″
Título: Los colores de las flores (original)
Anunciante: ONCE
Agência: JWT
Diretor geral criativo: Miguel Bemfica
Produtor: Luciano Firmo
Produtora: Films Bosalay
Como podemos ver, a monitora auxilia bastante o aluno, incentivando o aluno, sempre respeitando o tempo dele.
Hoje em dia a inclusão escolar esta sendo cada vez mais vista, e não havendo preconceito entre colegas e funcionários,
LINDO MUITO EMOCIONANTE SABEMOS QUE O ALUNO E CAPAZ SIM DE APRENDER NAO IMPORTA A QUAL DIFICIENCIA ELE TEM…OBRIGADA .
Trabalhei com os pais e professoras, onde pude compartilhar com os grupos reflexões significativas do processo educacional inclusivo ,
Estou trabalhando na escola com o tema “eu vejo flores em você” e criei o texto para acolher crianças e familiares.
Eu Vejo Flores em Você
As pessoas têm flores dentro delas e estas têm a capacidade de colorir, perfumar e iluminar os nossos dias. As flores nas pessoas são suas características boas, virtudes e as qualidades.
Algumas pessoas abrigam um jardim inteiro, outras têm uma pequena flor escondida e que é revelada, apenas para quem souber procurar.
Queridos pais vamos admirar, valorizar, agradecer e dizer para as pessoas que nos cercam, que vemos suas qualidades, que vemos suas flores. Vamos mostrar gratidão, gratidão pelos que nos cercam. Isso incentivará que elas floresçam cada vez mais e que o mundo inteiro fique mais florido. E é, exatamente desta forma que a Escola Chico Santeiro enxerga e recebe cada um de vocês que juntos formam esse lindo jardim. É importante que cada um seja jardineiro de sua própria flor, porque assim, esse jardim estará sempre florido transmitindo o que mais belo existe dentro de cada um de nós. Como trabalho no AEE em um turno resolvi trabalhar este vídeo para trabalhar com os pais de crianças especiais; refletindo com os familiares sobre direitos e capacidades do sujeito