//
você está lendo...
Casos de inclusão, Professores

Betim (MG) promove VI Seminário Direito à Diversidade: Organização e Oferta do AEE

Por Rosimeire Câmara de Almeida*

Maria Teresa Mantoan recebe homenagem das professoras de Betim (MG): Rosimeire Câmara de Almeida está à direira, de azul

O VI Seminário Direito à Diversidade: Organização e Oferta do AEE – Atendimento Educacional Especializado que aconteceu em Betim entre os dias 21 e 25 de novembro foi mais um sucesso no município. O Seminário foi promovido pela SECADI/MEC, pela Secretaria Municipal de Educação de Betim e pelo Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva (CRAEI).

Atuo como professora de AEE no município de Betim e mais uma vez percebi nossa força e como a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva tem conquistado uma educação para todos. Não se faz inclusão somente por uma via; ela acontece em parceria e com a colaboração de todos os segmentos da sociedade. Por isso, no Seminário estiveram presentes várias pessoas que acreditam e lutam por uma sociedade inclusiva, uma educação onde todas as pessoas têm direito à plena participação, acesso e permanência na escola, onde a aprendizagem ocorre de forma cooperativa.

Tecerei para o Inclusão Já! pontos discutidos com a professora Maria Teresa Égler Mantoan, que nos trouxe reflexões sobre o tema “Construir a Escola das Diferenças: Caminhando pelas Trilhas da Inclusão”. Segundo Mantoan, a aprendizagem é um processo individual e que não se vincula a uma pontuação. Concordo que medir o saber por uma referência de valor conceitual ou numérico não diz do conhecimento do outro. A aprendizagem está na vida e na ação do sujeito com o meio, na medida em que o meio atende a essa pessoa. Os recursos individuais devem ser respeitados em consideração à diversidade e isto trará um sustento ao coletivo. A relação de aprendizado traz no dia a dia a construção de uma vírgula, nunca de um ponto. Não se fecha o processo humano, pelo contrário, vislumbram-se possibilidades. Uma ação de vir a ser!

Muitas vezes, segundo Mantoan, “nós produzimos diferenças a partir do que valorizamos”. Assim, penso que a partir da visão que tenho do outro é que saíra o resultado do meu trabalho. O ambiente pode melhorar ou não a pessoa e enfrentar as situações da deficiência dependerá do meio, das possibilidades e da crença que perpassa as relações. E essas relações implicam em conviver com a diferença, problematizar, entender e conceituar os costumes, valorizar e descobrir conhecimentos. Mantoan traz perguntas que me fizeram andar por elas: Como aproveitar o momento e tirar proveito dos recursos? Escola básica é para ensinar o básico: O que é o básico? Qual é a utilidade dos conhecimentos e como se conhecer frente à utilidade dos mesmos?

É necessário humanizar a escola, hoje, escola pragmática. Essas perguntas me reportaram à escola, me fizeram também pensar na ação da  Educação Especial que é um complemento a ela, e uma condição para melhorar e facilitar o aprender da pessoa com deficiência por meio das Salas de Recursos Multifuncionais, que têm como um de seus objetivos elaborar recursos para o aluno acessar o conhecimento e ter uma participação plena e efetiva no meio escolar.

A Inclusão não é aceitar, é questionar, é me perguntar: “o que faz de mim um professor”? O que eu percebo da escola? Dos alunos? De que forma avalio meu ensino? Qual é o ensino fundamental? Qual é a escola básica? Qual é a avaliação da escola em relação ao seu projeto político pedagógico? E, sobre esta última pergunta, a fala da professora ecoa: “Quem não avalia assimila a Prova Brasil. Quem assimila o projeto político-pedagógico entrega o resultado ao MEC – o cumprimento de suas metas”.

* Rosimeire Câmara de Almeida é professora de atendimento educacional especializado na rede do município de Betim/MG

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Betim (MG) promove VI Seminário Direito à Diversidade: Organização e Oferta do AEE

  1. ola, Rosimeire!

    Parabens pela sua dedicação a educação inclusiva, continue lutando pelos seus ideais….

    abraço grande,

    Andrea
    goiania

    Publicado por andrea vieira | 18/12/2011, 15:37

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

novembro 2011
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d blogueiros gostam disto: