A coordenadora do Fórum Nacional de Educação Inclusiva, Claudia Grabois, concedeu entrevista à GloboNews a respeito do direito à educação inclusiva. Recentemente, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN), em seu boletim (páginas 8, 9 e 10), afirmou que escolas privadas podem restringir o acesso e a permanência na educação de pessoas com deficiência e afirmou ser legítimo discriminá-las e excluí-las do sistema educacional comum.
Na entrevista, Claudia Grabois esclareceu que as escolas privadas não são regidas por legislação diferenciada e que, à parte disso, discriminar é crime. Negar ou fazer cessar matricula por motivo de deficiência é crime, com pena de reclusão de 1 a 4 anos (Lei 7.853/89). Clique na imagem abaixo a assista ao vídeo.
Aproveito para deixar aqui exposto que a CEI Caminhos do Saber de Curitiba, fez de tudo para que eu retirasse minha filha de lá… A Dona da escola, uma pedagoga teve a coragem de me dizer que não poderia passar minha filha do berçário para o maternal porque ela não andava, questionei se ela completasse 20 anos sem andar se continuaria no berçário, ela apenas respondeu “sinto muito”, me destratou, ligou no meu trabalho me coagindo a tirar meus filhos da escola… Infelizmente existem pessoas assim, o que mais me dói é saber que essa pessoa é dona de uma escola e está alí para iniciar a formação de novos cidadãos.
Uma pena.
Nós pessoas com deficiência angariamos muitos diplomas para pedagogos e psicólogos e nada foi feito para mudar nossa situação nele país.