//
você está lendo...
Maria Teresa Mantoan, Opinião

Uma tarde especial com quem defende e trabalha pela inclusão

*Por Maria Teresa Eglér Mantoan

Tarde de alegria: profa. Maria Teresa Mantoan participa de evento de formação com educadores da rede municipal de Limeira/SP

Hoje, no período da tarde, estive em um evento de formação dos professores da rede pública municipal de Limeira, no interior do estado de São Paulo. No evento, havia professores de sala comum e também do atendimento educacional especialziado.

Preciso resgistrar, aqui pelo Inclusão Já!, a minha imensa alegria. Foi um momento muito especial e, mais que isso, encorajador. O atendimento educacional especializado, que é um serviço da Educação Especial que quebra as barreiras que impedem as crianças e jovens de estarem em salas comuns, está a todo vapor na rede.  Fruto da dedicação desses profissionais maravilhosos, que se abriram para novas práticas de ensino, que se vêem como agentes de garantia dos direitos de seus alunos.

E mais uma notícia muito feliz: todas as professoras-alunas do curso de AEE (oferecido em nível de pós-graduação pelo MEC e pela Universidade Federal do Ceará, na modalidade a distância) foram aprovadas!

O orientador delas, chamado Irineu, tem uma grande responsabilidade por isso, pois motiva as alunas, orientando os trabalhos do AEE para que a inclusão no município se fortaleça.

Quero compartilhar com vocês a alegria de ter estado com essas pessoas que defendem a inclusão com toda garra. A inclusão não é mais algo a ser alcançado. Ela é realidade em milhares de escolas e tenho muita fé no trabalho dessas pessoas. Elas são valorosas porque fazem a inclusão com dedicação, porque mudaram seu jeito de pensar e de agir.

É para essas pessoas e suas práticas que os legisladores deveriam olhar. Gente que não faz panfletagem, mas que trabalha duro e de forma consciente de que exclusão fere os direitos humanos. Vamos em frente, professoras do AEE e das salas comuns inclusivas de todo o Brasil. Porque o trabalho de vocês não pode parar, pois é promessa de uma sociedade melhor.

Anúncios

Discussão

8 comentários sobre “Uma tarde especial com quem defende e trabalha pela inclusão

  1. A profa. Maria Tereza é uma das minhas “idelas”.Admiro muitoooo o trabalho dela.Maria Salete

    Publicado por mariasaletetorres | 15/12/2011, 7:19
  2. Nós aqui em Rio Bonito- RJ, corroboramos desta tarde feliz, gostaríamos muito da visita da profa. Maria Tereza em nossa cidade, para que também pudesse contemplar as ramificações do trabalho de AEE que nossa cidade desenvolve através das SRM, além da proposta inclusiva do município em oferecer anualmente cursos para a formação continuada dos professores. A resistência a novas práticas é imensa, no entanto em 8anos de governos ainda continuamos a promover esta formação e a qualidade de ensino para alunos com NEE. Parabéns, Limeira por ter estado com essa Mestra que todos nós inclusivos seguimos. Parabéns!!!!!

    Publicado por GARROLICI ALVARENGA | 15/12/2011, 22:31
  3. ,
    Aqui em Esteio ,RS também tem um trabalho muito lindo nas salas de recursos multifuncional ,sonho com a presença da professora Maria Teresa aqui, para clarear mais ainda esta nova prática de educação que estamos lutando para implementar no Brasil inteiro.
    Uma grande abraço
    Marilza Ferrari de Mello

    Publicado por marilza ferrari de mello | 16/12/2011, 20:52
  4. Maria Teresa minha grande mestra, parabéns, continua a mesma e pode estar certa, a vitória maior chegará. obrigado pelo ensinamento que recebi de ti, Beijos Pirica Mór

    Publicado por Sara Regina da Gama Mór ( Pirica Mór) | 18/12/2011, 23:10
  5. Olá!! Gostaria de fazer o curso de AEE aqui em Fortaleza, mas não está mais oferecendo pela UFC…onde posso fazer, então?? Alguém conhece outro local? Pode ser fora de Fortaleza ou a distância…
    Quero muito fazer esse curso, por favor alguém pode me informar!!!
    Obrigada!
    Aguardo resposta!!!

    Publicado por Mariana | 07/03/2012, 11:51
    • Olá! Ficamos felizes por ver o seu interesse em se especializar nessa área, Mariana. Não temos informação sobre que instituição irá oferecer o curso em sua região. Sugerimos que você entre em contato com a Secretaria do AEE, na Faculdade de Educação da UFC, para ver se lá poderão informar você sobre qual instituição oferecerá o curso em Fortaleza. O telefone é: (85) 3366-7532 ou rvieira@ufc.br. Um abraço e boa sorte!

      Publicado por Inclusão Já! | 23/03/2012, 14:37

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d blogueiros gostam disto: