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Vanhoni, o deputado que roeu a corda

Por Luís Nassif*

Para entender o imbróglio:

1. Há um movimento pela inclusão de deficientes que quer para eles o direito de escolher entre a rede escolar e o atendimento especializado nas APAEs. Não se está incluindo segregando os deficientes em um ambiente apartado dos colegas sem deficiência.

2. Nesse movimento, receber atendimento das APAEs é um direito dos deficientes, mas sem suprimir o direito de, podendo, participar da rede escolar normal. É uma política de cidadania.

3. O MEC foi convencido desse direito. O ex-Ministro Fernando Haddad e o atual Aluizio Mercadante defenderam essa tese da dupla matrícula. Mas significaria tirar das APAEs o monopólio sobre o atendimento aos deficientes, mantendo-os segregados – apesar do seu trabalho meritório. Ao lado de muitas APAEs despreendidas, floresceram interesses políticos que acabaram se sobrepondo aos próprios direitos dos deficientes.

4. O deputado Vanhoni havia redigido um capítulo que, na prática, eliminava o direito dos deficientes de poder cursar uma escola normal. Ontem acenou com a possibilidade de corrigir o texto. Na última hora, roeu a corda.   Seria conveniente que as APAEs não transformassem uma bandeira meritória em uma disputa mesquinhga, contra os direitos dos deficientes.

Por Eugênia Gonzaga  

O deputado Ângelo Vanhoni nos decepcionou profundamente. Prometeu que iria rever a atual redação da Meta 4, principalmente substituindo o termo “atendimento escolar” por “atendimento educacional especializado” e não o fez. Havia ainda a opção de apenas suprimir certas palavras e expressões do texto, o que qualquer deputado/a poderia propor – já que seria considerado apenas uma revisão de redação -, mas isso também não ocorreu.

A assessoria parlamentar do Ministério Público Federal esteve presente à sessão de hoje, 12.06, distribuindo nota técnica aos deputados/as presentes. Estranhamente, quando alguns viam que se tratava da Meta 04 diziam: entregue ao deputado Eduardo Barbosa – notório representante dos interesses das Apae’s – que é ele quem está cuidando desse ponto.

Resta claro que, para a Câmara dos Deputados, a educação de crianças com deficiência ainda é vista como uma questão de filantropia e não de cidadania. Parece que não lhes interessa se a redação proposta contraria frontalmente a Constituição brasileira e também o texto expresso da Convenção da ONU sobre direitos de pessoas com deficiência. Esses/as parlamentares estão à beira de chancelar um imenso retrocesso nas políticas de educação inclusiva e de romper com os compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil com os direitos humanos das pessoas com deficiência.

Pedimos, portanto, a tod@s vocês que atuem para que a Câmara não aprove a Meta 04 como proposta em 12.06.2012 pelo Deputado Ângelo Vanhoni.

*Fonte: Luís Nassif Online

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Discussão

5 comentários sobre “Vanhoni, o deputado que roeu a corda

  1. Senhores Deputados, as pessoas com Necessidades Especiais, são “seres humanos “assim como os senhores. Eles precisam atuar na sociedade como cidadãos com os mesmos direitos de vez e de voto. São eles também que votam e colocam vocês ai no poder para que defendam um direito que já é deles. Lembrem-se que são milhões de pessoas juntamente com suas famílias ,professores e profissionais especializados na área que apoia essa causa. Assim me incluo com um dos tais. Sou especialista na área de AEE, amos essas pessoas e defendo os seus direitos enquanto viver.

    Publicado por Mª do SocorroRamalho da Silva | 13/06/2012, 17:30
  2. Nenhuma novidade a respeito do “ilustre” deputado Vanhoni, já que ele tem vergonha de ser deficiente e faz de tudo para escondê-la….. então o que esperar de semelhante pessoa….. nada!

    Publicado por Narli Blanco Resende Pinto de Souza | 13/06/2012, 22:46
  3. O Deputado Vanhoni, deve refletir sobre o direito de cidadania, as APAES com seus serviços são necessários com certeza, mas que isso ocorra no contra turno do aluno na rede regular de ensino e priorize aprendizagem significatva diferenciada das que a escola regular de ensino não podem oferecer. Enfim, nunca houve tanta vontade de responsavés, e educadores pelo movimento inclusivo a diversidade.Para para pensar deputado. para pensar…..Aqui no municipio de Rio Bonito RJ, so sucesso com a inclusão. venham conhecer.

    Publicado por GARROLICI ALVARENGA | 13/06/2012, 23:11
  4. Bom dia! Gostaria de agradecer ao Deputado Vanhoni que Ele aceita ouvir voz de Surdo e Movimento Surdo. Não vai acabar no Inclusão. Vai ter continuar no Inclusão e tambem criar meta 4 Escola ou classe bilingue para Surdos. Cada familia vai ter escolher no Inclusão ou Escola Bilingue para Surdos. Tambem cada familia escolher oralismo ou sinalizado! Sem problema! Abraços

    Publicado por Lucio Cruz | 14/06/2012, 7:59
  5. Eu não vou defender o Vanhoni, mas quero deixar um testemunho e propor uma reflexão. Minha filha estudou em escola regular, aliás na escola particular mais conceituada por ter tradição na inclusão e qualidade de ensino de Curitiba. Apesar de todo esforço da escola e dos professores ela foi descriminada pelos colegas e não tinha nenhuma amiga para brincar no recreio. Quando entrou numa escola especial seu sorisso ao contar que agora tinha uma melhor amiga foi emocinante e reconfortante para nós, que tinhamos feito a opção de trocar de escola. Somando-se a isso, manter uma escola especial é muito mais caro, para familiares no caso de particular, e para o governo no caso das escolas públicas. Que interesses estariam por traz de uma inclusão sem planejamento e capacitação? Eu não tenho a resposta, até porque minha filha foi muito feliz na escola regular até a adolescência, mas tenho certeza que é um assunto que precisa ser mais debatido e estudado.

    Publicado por Angela K. Romanó Sartor | 08/07/2012, 13:04

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