//
você está lendo...
Notícias, Periódicos, Publicações

A importância do gestor público na promoção da inclusão escolar

A nova edição da Revista Gestor traz uma reportagem sobre a importância que os gestores públicos têm na promoção da educação inclusiva. O texto fala dos preceitos legais, dos caminhos que o gestor tem para conseguir apoio financeiro e pedagógico – além de recursos estruturais. Trata, ainda, das características da escola inclusiva e da importância da formação da equipe escolar. Clique na imagem abaixo para ler a matéria completa, feita por Analice Bonatto.

Revista gestor traz reportagem sobre o papel do gestor público na promoção da educação inclusiva.

Anúncios

Discussão

6 comentários sobre “A importância do gestor público na promoção da inclusão escolar

  1. É incrível como no nosso país se gasta tanto com políticos e se investe muito pouco em educação principalmente no que se trata da inclusão.

    Publicado por ilza | 18/11/2012, 17:52
  2. Precisamos investir na Formação de toda a Comunidade Escolar, a fim de possibilitar realmente uma educação de qualidade a todos os alunos. O papel do Gestor é fundamental neste processo.

    Publicado por Mariângela Nunes Bezerra | 04/12/2012, 8:51
  3. O Brasil tem gastos exagerados com muitas coisas desnecessárias, a educação como também a saúde deveriam receber muito mais investimentos, quantas escolas estão em situação precária, com poucos materiais a serem disponibilizados, com baixa infraestrutura, é preciso que haja uma melhora dentro deste ambiente onde as crianças passam a maior parte do dia. Todos esses fatores acabam prejudicando uma efetiva inclusão escolar, mas pensando por outro lado que bom que existem pessoas que se importam com isso e que buscam formação para atender as necessidades de pessoas portadoras de deficiências. Acho de extrema importância que o gestor conheça suas reais funções dentro da escola para que assim possa buscar melhorias e assim garantir que a escola seja inclusiva

    Publicado por Pâmela Pina | 09/12/2012, 13:12
  4. A reportagem nos depara com a presente realidade, onde cada vez mais crianças da Educação Especial são matriculadas em escolas públicas e não só precisam como têm o direito de serem incluídas. Nesta perspectiva, cabe ao gestor exercer o papel de cumpridor das leis e direitos fundamentais dos alunos, respeitando e valorizando cada necessidade e particularidade. Segundo Meire Cavalcante “É questão crucial para a promoção da educação inclusiva: a legislação e o marco político sobre o tema. Portanto, tem de estudar o marco legal brasileiro que determina a educação como um direito fundamental.” Assim sendo, o atendimento educacional especializado também é um direito inerente de crianças deficientes, todavia, sabemos que o mesmo não ocorre na maioria das escolas brasileiras. É preciso que os agentes envolvidos se comprometam com a educação inclusiva, propiciando ambientes e infra-estrutura adequadas para as necessidades dos alunos, como também formação especializada para os educadores na área de atuação. Uma escola acolhedora, organizada e preparada para receber crianças especiais (regida de acordo com um Projeto Político Pedagógico bem elaborado) estará cumprindo seu papel de espaço de interação e socialização de todos. De acordo com a própria política do nosso país, todos são iguais perante a lei, então já esta mais do que na hora de nós, educadores e futuros educadores, fazermos com que a educação realmente esteja ao alcance de todos.

    “Inclusão tem a ver com humanidade. É uma grande oportunidade de rever as práticas pedagógicas para que elas não discriminem e para que a escola faça sentido de verdade na vida de quem nela trabalha e estuda.” Meire Cavalcante

    Publicado por Júnior de Arruda | 09/12/2012, 15:08
  5. O Brasil hoje esta mais voltado para problemas políticos e acabam esquecendo no principal que deveria ser investido, a educação.

    Publicado por Tatiana Barbieri | 09/12/2012, 17:24
  6. A educação não esta sendo reconhecida no mundo de hoje, as pessoas se voltão ao problemas politicos, e não conseguem ver o que é mais importante, que é a educação.Vamos possibilitar a educaçào para todos!

    Publicado por Suelen | 12/12/2012, 18:33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Arquivos

Inclusão é todo dia!

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
%d blogueiros gostam disto: